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MARKETING DE RESULTADO

Visão Geral

Na experiência diária de boa parte da população, não existe mais separação ente os mundos digital e analógico, pois as ações na vida offline causam impacto na online, e vice-versa. Desse modo, as empresas que ingenuamente continuarem investindo apenas no analógico não se beneficiarão do que é virtual, embora absolutamente real, e isso impactará profundamente seus resultados.

Grande número de pessoas está conectada o tempo todo, a ponto de muitas manifestarem certa síndrome de abstinência quando são privadas de conexão à internet.

Os profissionais de marketing devem estar cientes disso e saber bem aproveitar essa realidade a favor de seu produto.

Mas não basta comunicar qualquer coisa, de qualquer forma. Sem um profundo conhecimento do público-alvo, do que é relevante para ele e dos melhores canais para atingi-lo, dificilmente sua empresa se comunicará de forma adequada, por melhores que sejam a arte e a publicidade. Há novas exigências por parte de pessoas que usam aplicativos o tempo todo, em todos os lugares, e deles dependem para as tarefas diárias.

Para ser um bom profissional de marketing hoje, é preciso um nível de conhecimento muito superior ao que era dado há poucos anos nas principais universidades do país.

Esse é um dos mercados com mudanças mais profundas e rápidas. Sua atualização é constante, e boa parte do conteúdo entregue este ano precisa ser renovado a fim de ser entregue no ano seguinte. O mesmo se aplica às ações de marketing: sem sua adequação ao que é atual e moderna, elas não terão relevância para o consumidor e serão um desperdício em todos os aspectos. A irrelevância não vem apenas do que é do século passado. Muito do que se praticava no ano passado já perdeu a relevância hoje.

Conhecer as técnicas para atrair a atenção do cliente, engajá-lo e tê-lo como um defensor de sua marca é muito mais importante do que pagar para comprar-lhe a atenção. Se você quer conquistá-lo, não o interrompa enquanto ele assiste ao programa favorito para lhe apresentar uma publicidade. Isso vai irritá-lo, não conquistá-lo. Não há mais espaço para os intervalos comerciais e os reclames da velha propaganda. Hoje é preciso agilidade, integração, respeito, discrição. É preciso cativar!

Segundo pesquisas, 89% dos compradores desistem de uma compra em função de uma experiência ruim. Para eliminar o risco de experiências desse tipo, o engajamento de todos os departamentos da empresa é fundamental para potencializar o investimento feito no marketing. A congruência entre o que a empresa propaga e como ela vive é determinante para uma campanha de marketing vencedora. Os clientes querem experiências individualizadas, querem ser únicos, querem ser conhecidos e respeitados em suas escolhas. Quem souber oferecer isso conquista seu coração!

Vivemos na era digital. Não estamos presenciando apenas uma era de mudanças, mas experimentamos uma profunda mudança de era. Precisamos compreender esse fato e aplicá-lo ao marketing!

O marketing moderno é construído sobre cinco princípios fundamentais: segmentação, engajamento, conversão, análise e tecnologias para o marketing. Discutiremos cada um desses tópicos no módulo Marketing de Resultado.